BDMG e FONPLATA assinam acordo de US$ 30 milhões para financiar municípios de Minas Gerais

Operação entre as duas instituições vai viabilizar projetos de infraestruturas nos municípios com condições acessíveis 

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e  FONPLATA – Banco de Desenvolvimento formalizaram, nesta quinta-feira, 25 de junho, um acordo para uma nova operação de crédito no valor de US$ 30 milhões (aproximadamente R$ 150 milhões). Os recursos serão destinados a linhas de crédito para projetos de infraestrutura em municípios de Minas Gerais. 

O novo contrato entre FONPLATA e  BDMG foi assinado durante uma cerimônia realizada na sede do Banco mineiro, em Belo Horizonte. A partir dos recursos, serão financiados projetos de sustentabilidade, infraestrutura, saneamento, obras em espaços públicos, aquisição de equipamentos e transportes, entre outras iniciativas que melhoram a vida da população e geram impacto positivo direto na ponta. 

Para o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, as captações de recursos com parceiros como o FONPLATA são fundamentais para ampliar a oferta de crédito aos municípios em condições adequadas de prazo e custo. “O Banco chega às prefeituras de todas as regiões, incluindo as de menor porte que só têm o BDMG como fonte de financiamento. Dessa forma, mesmo quem reside em pequenas cidades pode ser beneficiado com um projeto financiado pelo BDMG. E é isso que gera impacto no dia a dia do cidadão. A cada nova parceria ampliamos nossa capacidade de apoiar os municípios”, reforça.  

Por sua vez, a A Vice-Presidente de Operações e Países do FONPLATA, Eliana Dam, fez referência ao valor desta aliança para o cumprimento da missão da instituição. “Esta assinatura representa muito mais do que uma operação financeira. Ela reflete a confiança mútua entre nossas instituições e nosso compromisso compartilhado com o desenvolvimento sustentável dos territórios. Estamos convencidos de que esta aliança continuará gerando oportunidades, fortalecendo a capacidade de investimento dos municípios e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos de Minas Gerais.” 

A parceria entre BDMG e FONPLATA teve início ainda em 2020, com uma operação de US$ 36 milhões. A instituição mineira foi o primeiro banco público brasileiro a concretizar a captação de recursos com o Fundo. Em 2024, o Banco captou US$ 34 milhões, cerca de R$ 170 milhões, com o ente, recursos que já foram disponibilizados em financiamentos às prefeituras mineiras.  

Com esta nova operação, o FONPLATA reafirma seu compromisso de ampliar sua carteira de operações sem garantia soberana, permitindo que os países contem com maior capacidade de financiamento para obras e iniciativas, incorporando novos atores ao desenvolvimento.

25/06/2026

Localização